Formação Executiva em Tópicos Avançados de Gestão Comercial

Curso: Estratégias de precificação para produtos, serviços e varejo. 

Carga horária: 16 horas

Sobre o curso

Em função da pandemia, observou-se uma grande ruptura nos ambientes comerciais e industriais, que se tornaram mais competitivos em decorrência da alteração no poder de compra dos indivíduos, motivada, não só pela redução de renda, como pelas grandes mudanças de hábitos.

As empresas precisam se adaptar a este novo momento de forma rápida e eficiente e as alterações em seus planos estratégicos indicam, entre outros pontos, que custos e preços devem também ser revistos, permitindo o alcance de  preços mais competitivos , com margens melhores. Trata-se de uma dinâmica constante, considerando os elementos a serem analisados, que são custos, concorrentes e comportamento do consumidor, elementos esses que sofrem os efeitos das variáveis do macro ambiente

Cumprindo os objetivos acima expostos, propomos a realização da disciplina de Estratégias de Precificação para produtos, serviços e varejo, que tem o objetivo principal de dar suporte aos profissionais de vendas, fazendo-os entender quanto cada venda realizada contribue para a gestão de caixa da organização e também a formação dos lucros


Objetivos e aprendizagem do curso


Nesta disciplina pretende-se que o participante entenda

- a importância dos custos para a formação dos preços

-a importância das margens de contribuição de cada produto / serviço comercializado

-a força dos tributos para a composição dos preços

-o ponto de equilíbrio para cada produto / serviço comercializado

-a contribuição de cada produto/serviço comercializado na formação dos lucros das organizações

-as implicações de uma redução ou extensão de prazos de pagamento e recebimento no capital de giro das empresas



Público-alvo e pré requisitos

O público alvo para o curso é composto de profissionais que atuam nas áreas comercial e marketing e que tem necessidade de entender a margem que cada produto que comercializa traz de retorno para a empresa em que atua

Sugere-se profissionais com experiência anterior em vendas, negociação, além de habilidade numérica



Ementa


O ambiente de negócios no panorama atual e os impactos no comportamento de compra do consumidor

Custos e sua importância na formação de preços . Analise do break even point. Mix de vendas de produtos

Sistemas de custeio, oficial e gerencial. Metodos de definição de preços, da empresa para o mercado, através do mark up e de fora para dentro, através de pesquisas de cva

Politicas e administração de preços



Conteúdo programático 

Módulo 1 –Micro e macro ambiente. Conceitos dos mercados e  elasticidade preços. Produtos POP e produtos TOP. Posicionamento estratégico

Módulo 2 – Conceitos de custos, despesas, investimentos e perdas. A força da gestão de custos para a otimização de margens. Custo logístico. O P&L como ferramenta útil na tomada de decisão . Ponto de equilíbrio e suas variações.

Módulo 3 –Mix de produtos.Ticket médio Produtos cativos. Contribuição marginal de produtos/serviços dentro do portfolio. Categorização de clientes e produtos mais ou menos rentáveis. Itens importantes a serem considerados para a formação de preços, como tributos, despesas, eventuais perdas. Prazos de pagamentos e recebimentos e impactos no giro


Módulo 4 – Bandas de preço. Percepção de preços. Preços no lançamento e ao longo do CVP. O mark up  . Preços de dentro para fora e o custeio meta. Descontos concedidos. Preços geográficos. Preços discriminados. Psicologia de preços . 



Proposta de atividades




Ao longo do programa pretende-se

- discutir conceitos úteis de ambiente de negócios e de formação de preços

- elaborar planilhas diversas, em excell, com simulação de casos

- discutir artigos profissionais, com exemplos de empresas diversas
















Bibliografia sugerida


ASSEF, Roberto, Guia Prático de Formação de Preços, Editora Campus, 2017


BRUNI, Adriano e FAMÁ, Rubens, Gestao de Custos e Formação de Preços, Editora Atlas, SP, 2019


CARNEIRO, Jorge M. T et all, Formação e Administração de Precos, Publicações FGV Management, Editora FGV, 2019


NAGLE, Thomas T e HOLDEN, Reed, Estratégia e Tática de Preços, Pearson/Prentice Hall, 2016


ANDERSON, Chris, A Cauda Longa, Editora Campus, RJ, 2016


ANDERSON, Chris, Free, o futuro dos preços, Editora Campus, RJ, 2019


ROCCATO, Pedro Luiz, Venda +Valor 2.0. Como vender Valor, não Preço, Editora M. Brooks, 2019



Instrutor





Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva

prof_cass@yahoo.com.br

(11)983175555

Linkedin Prof.CASS


01/06/2021


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