PROPOSTA DE CURSO


CURSO: Gestão Estratégica de Empresas e Empreendedorismo.


CARGA HORÁRIA: 02 dias (24h/a) por turma, divididos da seguinte forma: 8 horas por dia (das 09:00h às 17:00h) ou 04 dias.




EMENTA DO CURSO


Evolução do pensamento estratégico. Empreendedor e Empreendedorismo. Perfil do empreendedor. Criatividade e inovação. Características empreendedoras. A gestão estratégica no novo milênio. Análise Setorial e Forças de Mercado. Determinando o Market Size e o Market Share. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo.  Análise do ambiente interno. Forças e Fraquezas. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Matriz SWOT. Desenvolvimento de estratégias. Definição de Missão e Visão. O Balanced Scorecard (BSC) e suas aplicações. Novas metodologias de Gestão Estratégica Empresarial. Objetivos e planos de ação. Metodologias de Gestão Estratégica.


OBJETIVOS GERAIS


  • Reconhecer o que é Planejamento Estratégico, seus benefícios e etapas de desenvolvimento;

  • Analisar os ambientes interno (empresa) e externo (cenário e competição), com o emprego das ferramentas e técnicas recomendadas;

  • Avaliar os principais modelos de posicionamento corporativo, que orientam a formulação de estratégias empresariais, de negócios, de vendas e de marketing;

  • Definir Objetivos Organizacionais;

  • Formular Estratégias Empresariais de posicionamento;

  • Desdobrar estratégias empresariais em ações táticas;

  • Elaborar o plano de ações;

  • Elaborar o Orçamento;

  • Estabelecer indicadores de desempenho;

  • BSC;

  • Implementar a Gestão Estratégica Organizacional;

  • Aprender a utilizar as mais modernas ferramentas, técnicas e práticas com o objetivo de aumentar a Produtividade Empresarial);





CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


UNIDADE I - A importância do Planejamento Estratégico e sua evolução ao longo dos anos:


1.1 – Definição de PE;

1.2 - Benefícios de desenvolver um PE;

1.3 - Sistema de Planejamento Estratégico;

1.4 – 5W2H;




UNIDADE IIAnálise do Ambiente Interno e Externo:


2.1 – Visão, Missão e Valores;

2.2 - Análise do Macro ambiente (ou do cenário);

2.3 - Análise do Microambiente (análise estrutural, CVA e SWOT);

2.4 - Diagnóstico da situação atual;



UNIDADE IIIEstratégias genéricas de Valor das marcas e Posicionamento:


3.1 - Estratégias Genéricas de Competição (Michael Porter);

3.2 - Posicionamento através da Cadeia de Valor (Michael Porter);

3.3 - Posicionamento pelas Estratégias de Valor;

3.4 - Posicionamento através do modelo de Inovação de Valor (Estratégia do Oceano Azul - Kim & Renée Mauborgne);

3.5 - Estratégias "Big Bang”3.2 – Elementos do Plano Estratégico de Negócios e do Plano de Vendas e de Marketing;



UNIDADE IVArquitetura Estratégica



4.1 - Definição de Objetivos empresariais e formulação de Estratégias de Negócios, Marketing e Vendas;

4.2 - Cruzamento entre Objetivos e Estratégias Empresariais;

4.3 - Implementação do Plano de Ações;

4.4 – Orçamento, Controle e Indicadores-Chave de desempenho (BSC);



RELAÇÃO ENSINO / APRENDIZAGEM



  1. Exposição oral acompanhada de dinâmicas e práticas da plataforma ZOOM;

  1. Vídeos motivacionais;


A QUEM SE DESTINA



Aos profissionais das mais diversas áreas (administração, finanças, direito, economia, vendas, marketing, engenharia, produção, administração hospitalar, e outros) que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos sobre a Gestão Estratégica de Empresas e as melhores práticas de empreendedorismo.


Empreendedores em vias de abertura de novos negócios.


Profissionais com interesse em aprender a utilizar as mais modernas técnicas e ferramentas de Gestão Estratégica dos Valores Empresariais.



CURRICULUM VITAE


Fernando Roberto de Andrade Marchesini


Pós Doutorando em International Business Administration pela Florida Christian University – Florida – EUA, PhD. em Business Administration pela Florida Christian University – Florida – EUA, Mestre em Gestão Empresarial pela FGV – EBAPE/RJ, Administrador de Empresas (CRA / RJ: 20.24687-1) pela Universidade Candido Mendes, é Pós-graduado em Marketing pela ESPM, é Pós-graduado em Comércio Exterior e Negociações Internacionais pela OEA (Organização dos Estados Americanos) e pelo CICOM (Centro Interamericano de Comércio para o Mercosul) e é Especialista em Vendas e Novos Negócios pela Fundação Getúlio Vargas - FGV / RJ.


Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de Negócios, Vendas e Marketing, adquirida atuando como executivo de grandes empresas tais como: CREDICARD S.A. - CARTÕES DE CRÉDITO (Cargo: Executivo de Negócios da Área Bancos), VIAÇÃO ITAPEMIRIM S.A. (Cargo: Gerente Comercial Regional), GRUPO YACHT FLAT - HOTELARIA (Cargo: Diretor Superintendente), BANCO NACIONAL S.A. (Cargo: Gerente de Negócios) e SOLETUR SOL AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO LTDA. (Cargo: Executivo de Operações Internacionais).


Atuou também como Professor do IBMEC (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais), responsável pelas cadeiras de Gerência de Marketing e Gerência de Vendas e serviços no curso MBA Executivo em Marketing em Belo Horizonte e Curitiba, como Professor contratado pela UERJ para ministrar os cursos de Formação do Operador de Telemarketing, Técnicas de vendas ao Telefone e Técnicas de Cobrança ao Telefone, como Professor de Pós-graduação contratado pela Universidade Candido Mendes para ministrar curso de Técnicas de Negociações e Qualidade no atendimento a Clientes para Instituições Financeiras, como Professor Universitário da área de Pós-graduação (Responsável pela cadeira de Administração de Vendas e Técnicas de Negociações) da Universidade Estácio de Sá, como Professor Universitário e Coordenador dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Marketing da Universidade Gama Filho, como Professor Universitário e Coordenador dos cursos Pós-graduação em Marketing da UFRJ, como Professor convidado pela Universidade Católica de Pernambuco para ministrar a matéria de "Ambiente de Marketing e Tendências para o próximo Milênio" no Curso de "Pós-graduação em Marketing”.


Atualmente é Presidente da Marchesini & Associados – Treinamentos, Cursos e Eventos Ltda e Consultor de Empresas nas áreas de Administração de Vendas, Desenvolvimento de Novos Negócios, Marketing, Telemarketing, Atendimento ao Cliente, Gestão Empresarial e Treinamento & Desenvolvimento de Recursos Humanos. É, também, Professor e Coordenador da FGV (Fundação Getúlio Vargas – RJ), responsável pelas cadeiras de Ambiente de Marketing e Tendências para o próximo Milênio, Administração de Vendas/Distribuição, Planejamento de Marketing e Gerência de Marketing, Fundamentos de Marketing, Marketing para Saúde, Gestão de Marketing, Gestão de Vendas, Gestão Comercial, dos Cursos MBA´s em Marketing, Gestão Empresarial, Gestão de Saúde, Gestão de Varejo, Gestão Comercial e Gestão Estratégica de Vendas.


É Coordenador Acadêmico Executivo da FGV dos MBA´s em Marketing, Vendas, Gestão Comercial e Gestão de Negócios.


É autor dos livros: Fundamentos de Marketing, ED: FGV; Paixão pela Venda, ED: Quality e Construindo Valores, ED: Leader.

 

É, também, Diretor do Instituto de Professores Públicos e Particulares do Brasil, responsável pela área de novos negócios, Cursos, treinamentos e palestras.


Seus principais Clientes são:


- Caixa Econômica Federal, Citibank, Unibanco, Centro Auditivo Telex, Bayer, AGA, Rações Guabi, Tigre, Movergs, SINCOR, Jornal O DIA, Sul América Seguros, UNIMED, Telemar, Conjunto Nacional, Diamond Mall, BH Shopping, Barra Shopping, Amazonas Shopping (Manaus), Concessionárias Disbrava, Formaq, Recol, Rede Rosasfarma, IEL – AC, IEL – TO, SENAI – AC, etc.


To Top
AddThis Sharing
OrkutMais...
Hide
Show
To Top
AddThis Sharing
OrkutMais...
Hide
Show
To Top
AddThis Sharing
OrkutMais...
Hide
Show
To Top
AddThis Sharing
OrkutMais...
Hide
Show